A K2 Companhia de Jovens Bailarinos foi lançada em 2015, em parceria com a Kale Companhia de Dança e o Ginasiano Escola de Dança, sendo um projeto desenhado para os jovens bailarinos em formação na escola.
A K2 tem como objectivo a aproximação e preparação para o trabalho pré-profissional, fomentando a dimensão performativa e a vivência profissional da dança, através do desenvolvimento de repertório orientado para a faixa etária juvenil. Todos os anos letivos, a K2 organiza audições para entrada na Companhia.
k2
companhia
jovem
If Maybe
2022
Criação de São Castro
Armazém22
Há uma possibilidade apresentada quando pensamos no adiante, no depois, no amanhã ou daqui a uns anos. A possibilidade que nos coloca em terreno desconhecido, seja em que situação ou momento da vida estivermos, pauta-se pela incerteza e imprevisibilidade. Sobressai a vulnerabilidade e fragilidade da existência humana, entre o individual e o colectivo, mas movemo-nos pela constante procura, desafiados por uma curiosidade e vontade de alcance, que finta o receio de não sabermos nada sobre um futuro que não existe, a não ser quando pensamos nele.
Coreografia
São Castro
Música
Elbtonal Percussion, Ceeys, Víkingur Ólafsson,
Woodkid (feat. Jennifer Connelly)
Música original e sonoplastia
São Castro
Desenho de luz
Joaquim Madaíl
Figurinos
Patrícia Costa
Uma Gota de Água no Mundo
2018/2019
Criação de Leonor Carneiro e Sara Moreira
Armazém22 | Centro de Congressos do Arade, Lagoa do Algarve | Casa da Criatividade São João da Madeira | Ventania Festival de Artes Performativas do Barlavento, TEMPO Teatro Municipal de Portimão | Auditório Municipal de Gaia
“Uma Gota de Água no Mundo” é uma criação original da K2 Companhia de Dança, a mais recente formação de jovens bailarinos do Ginasiano Escola de Dança. O texto original de Nuno Preto pretende dirigir uma mensagem de cidadania ao público infantil, sobre a realidade e distopia de um mundo sem Água.
“Em testamento deixo-te a última gota da minha nascente. Vou ter que ficar aqui para que o rio novo não perca o seu curso, talvez eu seque daqui a umas horas, por isso, a última gota é tua para que tu lhe mostres o caminho até ao mar, as paisagens, as cidades, as memórias”…
Nuno Preto / argumento original
Criação Original
K2 Companhia de Dança
Co-criação coreográfica
Sara Moreira e Leonor Carneiro
Direção
Manuel Campos
Direção geral
Daniela Tomaz
Direção técnica
Joaquim Madaíl.
Cenografia
Mafalda Mendonça
Parceria
Curso de Produção Artística da Escola Artística de Soares dos Reis, direção de Cristina Manhente, Nuno Lucena e Carla Duarte.
Parceiros Estratégicos
Ginasiano Escola de Dança
KALE Companhia de Dança
Apoios
Direção Regional de Cultura do Norte
Águas de Gaia
Space in Time
2017
Criação de Sara Moreira
Teatro Municipal Rivoli Porto | Theatro Circo Braga | Casa da Criatividade, S. J. da Madeira | Serralves em Festa, Porto | Auditório Mun. V. N. Gaia
Dançando Handell
2017
Criação de Glória Gella
Armazém22
Daphnis & Chloé
2017
Criação de Gael Domenger
Armazém22
Lines in Space
2017
Criação de Sara Moreira
Auditório Mafamude,V. N. Gaia | Armazém22 | Braga
Entre Plasmas
2016
Criação de Daniela Cruz
Armazém22
Moonlight
2016
Criação de Marcelo Ferreira
Armazém22 V. N. Gaia | Conservatório de Música de Coimbra
A convite de parceiros locais, participamos, anualmente, em diversas atividades culturais realizadas por estas entidades. Destacamos a presença regular anual nos seguintes eventos:
- Jornadas da Educação, São João da Madeira
- Programação de Natal World of Wine, Gaia
- Gala Escola Secundária Almeida Garrett, Gaia
-
Concerto pela Paz (em parceria com o
Município de Vila Nova de Gaia), Gaia -
A Cidade Dança (em parceria com o
Município de São João da Madeira), São João da Madeira -
Serralves em Festa
(Espaços da Fundação de Serralves), Porto
fora de portas
Seguindo o repto do Plano Nacional das Artes, e após a sua Manifestação de Interesse, o GED integra desde o ano letivo de 2020/2021, a Rede de Escolas do Plano Nacional das Artes.
O compromisso cultural do projeto educativo está alinhado com os objetivos traçados pelo Plano Nacional das Artes (2019/2029), nomeadamente na promoção da transformação social através das artes, fomentando “a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes, de forma a desenhar estratégias de ensino e aprendizagem que promovam um currículo integrador, sem muros entre a Escola e a sua envolvente.”
Alinhado com as premissas do seu projeto educativo, no âmbito da “Medida do eixo Educação e Acesso _ Programa “indisciplinar a escola”, implementa anualmente o Projeto Cultural de Escola (PCE), apoiado no Coordenador Cultural e num Conselho Consultivo.
O GED prevê a elaboração da problemática/desafio do seu Projeto Cultural de Escola, em torno do desafio ARTE/COMUNIDADE, e na promoção da relação da Escola nos seus contextos de intervenção. Está alinhado com o PNA, nomeadamente na continuação da valorização da escola como espaço de fruição cultural e artísticas, na construção de uma organização curricular flexível e adequada às iniciativas programadas, no âmbito do seu Plano de Inovação e na articulação das iniciativas desenvolvidas dentro e fora da escola.
plano
nacional
das artes
