escola

parcerias

A KALE Companhia de Dança CRL, registada em 2001, é uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, sediada no Armazém 22, Vila Nova de Gaia/Portugal. Tem como objetivo fundador a criação e dinamização cultural da Dança, a par da criação de novos públicos e de uma forte aposta na área educativa.

Em 2013, inicia uma nova fase do seu projeto, com a estruturação de uma companhia de dança profissional. A identidade da Kale está baseada numa prática artística formal muito rigorosa e na exploração de novas linguagens, através da experimentação e pesquisa contínua. Tem como objetivo a contratação de um corpo de bailarinos versátil, que se adapte a diferentes linguagens e técnicas.

Trabalhou no seu percurso com coreógrafos como Helder Seabra, OSA+MUJIKA, Christine Hassid, Gilles Baron, Olatz de Andrés, Paula Moreno, Eldad Ben Sasson, Isabel Ariel, Elisabeth Lambeck, Marcelo Ferreira, Giselle Rodrigues, Paula Águas, Isabel Ariel.

kale
companhia
de dança

O Armazém22 foi fundado a 22 de Maio de 2015, em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia. Desde então, funciona como um espaço que acolhe projetos em fase de criação e de circulação, através de uma programação contínua que engloba residências artísticas e apresentação de espetáculos de dança, teatro e música.

O Armazém 22 já acolheu no seu espaço os seguintes artistas e estruturas: A Primeira Pedra, AMA.Zonas, Ana Luena, As Boas Raparigas…, Ballet Contemporâneo do Norte, Cardo Roxo, Circolando, Clã, Comédias do Minho, Daniela Cruz, Dédalo, Estrutura, Festival Portingaloise, Flávio Leihan, Hugo Reis, João dos Santos Martins, Joclécio Azevedo, Las Çarandas, Maestro António Vitorino de Almeida, Esquiva – Companhia de Dança, Mariana Amorim, Marianne Baillot, Mariana Tengner Barros, Nuno Preto, Ovo Alado, Orquestra Barroca da ESMAE, Paula Moreno, Paulo Mesquita, Rogério Nuno Costa, Teatro a quatro, Teatro da Palmilha Dentada, Teatro Experimental do Porto, Tiago Sarmento, 1º Encontro de Música Tradicional Portuguesa, A Turma, Hotel Europa, entre outros.

armazém22

A Rede Internacional Danse qui Danse é composta por sete parceiros, que estão comprometidos com uma forma de dança que pode ser definida como a dança que dança (Danse qui Danse, na sua língua original), ou, como Yves Kordain (Diretor geral do Malandain Ballet Biarritz) descreve, dança dançante.
Esta rede internacional tem os objetivos de: apoiar o percurso de jovens coreógrafos, ajudando-os a responder aos requisitos e desafios do mundo profissional de dança; e responder de forma eficaz às especificidades técnicas e artísticas da profissão de bailarino no mercado de trabalho atual e futuro.

Parceiros:
Scenario Pubblico / Compagnia Zappalà Danza – Catania (I)
Korzo – Den Haag (NL)
Malandain Ballet Biarritz – Biarritz (F)
Danish Dance Theatre – Copenaghen (D)
Dantzaz – San Sebastian (E)
Ginasiano Dance Centre – Porto (PT)
National Moravian Silesian Theatre – Ostrava (CZ)

danse qui danse